DICAS DE CHEF
Azeite de Oliva Genérico – Coloque algumas azeitonas pretas, furadas com um garfo, e um pouco de alho socado num vidro com óleo comum de cozinha e deixe na geladeira por alguns dias. O óleo ficará com sabor de azeite de oliva. Ou ainda, quebre os caroços de azeitona coloque num recipiente com óleo e deixe durante três meses.
Batata – Para dar sabor especial a qualquer prato com batatas cozidas, coloque na água do cozimento alguns cravos da índia.
Carne – Quando for fazer bolinho de carne e não tiver ovos, substitua por batatas cozidas amassadas. Observação : cada ovo deve ser substituído por uma batata.
Doces – Quando você fizer uma calda de açúcar e ela apresentar algumas impurezas, pingue um pouquinho de leite para a sujeira ficar aglomerada. Depois, retire com uma espumadeira e use a calda bem uniforme no preparo de vários doces.
Excesso de Gordura – Coloque uma folha de couve em cima da sopa de carne gorda, para tirar o excesso de gordura do caldo.
Farináceos – para saber se o fermento está bom, coloque uma colher de sopa rasa do pó num copo com água morna pela metade. Mexa. Se o fermento crescer e ferver, ele ainda poderá ser usado.
Frituras – Ao fazer frituras, coloque um pouco de sal no fundo da panela, para a gordura não espirrar.
Gelatina – Quando uma receita pedir uma gelatina em folha e você só tiver em pó, use uma colher de chá para cada folha de gelatina pedida na receita.
Insetos – Para impedir o aparecimento de formigas no açúcar basta adicionar casca de limão nos depósitos ou açucareiros.
Legumes – As beterrabas conservaram seu colorido se forem cozidas com casca e um pedacinho de caule. Adicione uma pitada de açúcar a água do cozimento. Assim, as beterrabas ficarão mais saborosas. A água do cozimento pode ser usada para cozinhar o feijão.
Manteiga – Ao fazer refogados experimente trocar a manteiga comum por esta, temperada: misture 100 grs de manteiga com a casca ralada de meio limão e duas colheres de sopa de cheiro verde. Você pode guardar essa manteiga na geladeira até por dois meses.
Ovos – Para a fritada ficar mais macia, junte aos ingredientes uma colher de sopa de leite para cada ovo.
Pão – Para assar pão de queijo feito com polvilhe azedo, coloque em forno bem quente e vá baixando o fogo, gradativamente, depois que o pão estiver crescido, até que ele seque. Caso ao contrário, o pão ficará murcho e puxa – puxa.
Queijo – Se o queijo parmesão ficou muito duro, não jogue-o fora. Deixe-o embrulhado num pano molhado por 24 horas. Assim, ele ficará ótimo para ralar.
Sal – Para conservar o sal sempre fresquinho e seco, coloque uma bolacha salgada no fundo do recipiente em que ele é guardado. A bolacha absorverá toda a umidade do sal.
Temperos – Para dar um sabor ardido, igual ao da pimenta, a sopas e molhos, acrescente um pedacinho de gengibre e retire na hora de servir.
Utensílios – Quando você não tiver papel de alumínio para cobrir os pratos para assar, substitua por qualquer papel fino. Mas, antes embeba com óleo para não pegar fogo.
Verduras – Quando cozinhar hortaliças com cheiro forte, como a couve flor e o repolho acrescente a água uma colher de sopa de leite.
chefarmand